
Ser pagão sempre nos chegou aos ouvidos como algo satânico.
Ainda crianças, aceitamos as 'verdades' irrefutavelmente como absolutas.
Vários são os fatores que nos levam a isso. Dentre eles, o fato de virem, em sua maioria, de nossos pais e professores - mestres da 'verdade construída e adquirida'; a nossa própria imaturidade cultural e crítica e a tendência ao religioso imposta a nós como freio aos impulsos da independência física, moral e intelectual.
* SEMÂNTICA
Diante de tantos impasses fantasiosos, o temor ao termo 'pagão' adveio de inúmeros interesses, menos da realidade semântica - pura e simplesmente - a que está enquadrado como milhares de outros termos derivados do latim.
O latim e o grego mesclavam-se enormemente numa sociedade Romana helenizada.
Por isso, a palavra PAGANE mesmo sendo grega não diverge da sua versão em latim PAGANUS por tratarem-se de línguas contemporâneas. Veja:
A palavra 'pagão' era adotada na antiguidade politeísta durante o Imperio Romano para denominar os camponeses que viviam fora dos muros das cidades. Aqui, 'pagão' oriunda do grego PAGANE.
Já 'pagão' vindo do latim torna-se PAGANUS, que significa 'habitante do campo', 'rústico'. Mas o termo é usado pelo cristianismo para designar pessoa ou povos não cristianizados.
PAGANUS ou PAGANE, sendo aquele que habitava o campo, deu origem ao termo 'pagão' em oposição a 'cristão', pois o Cristianismo, primeiro, conquistou as cidades e só depois o interior.
Então, residindo longe dos limites da cidade, o 'pagão' era o habitante da aldeia, o aldeão camponês.
Inicialmente, ficavam sem receber o batismo - pois só quem morava na cidade tinha acesso às cerimônias. Apenas bem mais tarde é que seriam batizados.
Então, ficou a oposição semântica: cristão batizado versus aquele pagão do interior não batizado.
* COSTUMES

Sendo a humanidade muito anterior a qualquer espécie de religião instituída, óbviamente que as comunidade pré-cristãs possuíam suas crenças. A maioria delas ligadas intimamente à Natureza e seus atributos (animista). Nos bosques, florestas e clareiras aconteciam seus rituais de gratidão e ofertas aos deuses, a uma Fonte de Vida ou à díade deus e deusa - masculino e feminino. Tais ritos se davam através da harmonia entre as mudanças das estações do ano. Por isso, ocorrem nos Equinócios, Solstícios e nos Pináculos e nas fases da Lua e do Sol.
As crianças eram amadas e protegidas e as mulheres veneradas pelas capacidades inerentes a elas de gerar e intuir e por dominarem a manipulação das forças da Natureza.
Conforme se pregava no Egito antigo, assim fazem os 'pagãos': buscam compreender 'o que está acima' - seus deuses ou sua Fonte - conhecendo e respeitando 'o que está abaixo' - a Natureza e seus semelhantes.
* COMBATE AOS COSTUMES
Para falar sobre os combates - político e religioso - sofrido pelos 'pagãos', cito o exemplo celta, por mim aprendido desde pequena. Mas não posso deixar de citar os demais povos perseguidos como 'pagãos' dentre eles os germânicos (Europa Setentrional - terra dos elfos, Valhala, Thor, vikings, valkírias, runas), os anglo-saxões (parte de Europa Ocidental; fusão dos ingleses com os gemânicos onde predomina a língua inglesa original tendo-se extinguido qualquer traço das línguas celtas) e os nórdicos (parte da Europa Setentrional com o Atlântico Norte formada por Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e Estônia. É a chamada Escandinávia. Idioma: filandês. - terra das Cruz Nórdica constante em todas suas bandeiras, vikings, etc) .

O povo celta vivia na Europa Ocidental, mais precisamente na Andorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha (a noroeste - Galícia - minha terra querida!), Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Países Baixos (Holanda), Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
Ali permaneceram até que a perseguição pelo Império Romano começou, indo alguns formar comunidades em terras mais afastadas como a Irlanda, o que facilitou a perpetuação de algumas culturas originais. Dali - então - para o mundo!
Os celtas introduziram costumes importantes e curiosos, dentre eles o uso de calças compridas para os homens e a metalurgia.
Sob o domínio de Roma, os deuses celtas perderam a originalidade sendo associados à divindades romanas. Com a imposição do Cristianismo, a Velha Religião foi sendo gradualmente abandonada e alguns celtas acovardados renderam-se ao protestantismo para livrarem-se do 'jugo', salvarem-se e às suas famílias.
Mas as tradições nunca foram totalmente extintas, estando ainda hoje presente em muitos dos cultos de santos e nas crenças populares assimilados no cristianismo.
Atualmente, o cinema também faz relembrar os cultos 'pagãos' através de filmes como Avatar, Senhor do Anéis, Harry Potter, dentre outros. Nas festas populares também estão simbologias celtas como a Páscoa, carnaval, Natal, etc...

Hoje, graças ao acesso democrático às informações e ao amadurecimento da humanidade em relação às crenças impostas, o termo 'paganismo' tem perdido um pouco - e vagarosamente - parte do tom pejorativo que lhe foi imposto. Com isso, as riquezas escondidas e que, comprovadamente, formou grande parte das religiões do mundo, podem brilhar à luz do Sol!
Até o próximo post,
Helga..
Os cristãos tem absorvido ao longo de sua historia em um processo de aculturação os costumes religiosos e culturais dos povos antigos que subjugados pela força da inquisição renderam-se a nova fé. E hoje, datas como o próprio natal tem sua origem verdadeira não na bíblia - Livro Sagrado Cristão - mas em datas e costumes religiosos ditos PAGÃOS (ou seja, segundo os próprios dogmas cristãos, praticam Heresia), como bem disse Helga Mello na excelente matéria que lemos. Parabéns!
ResponderExcluirA Igreja Romana nunca teve nada SEU. Saqueou os costumes como forma de atrair os fiéis.. Enganou no início, em sua fase embrionária. Mas, o povo naum era limitado como pensava-se. Ao contrário! Qdo sentiu certa resistência na adesão maciça, instituiu a 'Santa Inquisição'.. Enquanto matava os povos, roubava seus costumes dando outros nomes.. Uma espécie de plágio sangrento.. Com isso, muitos ossos se quebraram em nome da IR, muitos inocentes chamuscaram vivos nas fogueiras 'santas'.. Hoje, vemos papas se curvando envergonhados..
ResponderExcluir