
Repaginar!
Final de mais um ano. O Natal já imprime sua marca em verde e vermelho nos rostos e na atmosfera musicada. Ano novo majestoso - imponente e ameaçador, anuncia rumores do fim dos tempos. Prazeres festivos apontam aos preparativos de mais uma ceia com promessas lançadas, vontades exprimidas - depois, reprimidas. A intuição pede limpeza: casa, roupas, calçados, brinquedos, dvds, livros, bibelôs, amores, amizades, empregos, sociedades. Novos destinos dependem dessa arremetida como se energias estagnassem assim não fosse. Recicláveis!
A magia do recomeço é tão envolvente que inebria o pensar num pingue-pongue temático. 2012! Era do Conhecimento, valemos pelo que sabemos, não mais pela força do braço, nem pelo acúmulo. Sequer decorar é preciso. Estabilidade demais subtrai: por que não buscou, inovou, superou? Eis o novo espírito, as boas novas!
O ambiente muda! O espaço com seus atributos traz, num mesmo pacote, sortidas emoções. Embrulhos contendo ruas movimentadas, pessoas comprando, outras orando, felizes e envolvidas no clima natalino em praças bem cuidadas, casas enfeitadas e lojas abarrotadas. Energia circulante! O capital então!
Crianças em idade escolar lendo as primeiras palavrinhas, dentre elas: Feliz Natal! Feliz Ano Novo! Prosperidade! Num lapso, me lembrei: li há uns dias na internet o desabafo de uma criança de 13 anos, dizendo-se nostálgica. Sorri tentando desvendar sua saudade. Sequer vivera! O Papai Noel não lhe visitara a imaginação talvez, não é do seu tempo!
Ei-la! Apresente-se a população do futuro! E já estão por aí. Imediatistas, de pensamentos rápidos e ansiedade crescente - e-jovens! Cidadãos que talvez não detenham todo o conhecimento, mas dominam o caminho até ele. Possuem o meio para ususfruir o todo.
E a cidade?! Deverá trazer, aspergida em sua atmosfera, suas necessidades básicas já superadas - com olhos voltados às novas oportunidades! Um novo tempo se anuncia!
Aqueles que terão nas mãos o poder de decidir pelo bem morar, bem viver, bem trabalhar terão também que bem formar - e engajar - seus jovens cidadãos. Se apresentem!
Boas Festas! Feliz Ano Novo!
Então que venham as festas e junto a elas um 2012 como o texto que nos presenteou, belo, envolvente e empolgante.
ResponderExcluirAssim seja..
ResponderExcluir