
Todo final de ano é isso: sentimos uma mudança sutil na atmosfera, as pessoas ficam mais emotivas - umas mais felizes e solidárias, outras mais tristes e introspectas. Basta um intervalo nos afazeres diários e elevamos o pensamento realizando um 'balanço do ano': uma espécie de auto-crítica - não sem uma colher de chá especial - afinal, trata-se de nossas coisas, nossa vida.
Alguns dizem que tanto faz, que a passagem para o ano seguinte não é nada mais que um dia após o outro. Outros alegam que Natal é todo dia. Porém, a maioria massiva das pessoas interpreta as 'boas festas' como sendo um marco para mudanças comportamentais - seja nas atitudes com o próximo e/ou consigo mesmo.
Promessas são feitas nem que seja para, mais tarde, serem descumpridas. Não faz mal! O importante é não perder o espírito de recomeço! Este não pode morrer ou não teríamos um 'para quê' viver.
Eis a delícia de se estar vivo! Ter nas mãos o poder de começar e repaginar a todo instante, preferivelmente no final e início de um tempo demarcado e tão tradicional.
Bem no meio desse turbilhão de emoções festivas, me foi solicitado pelo dono do blog que falasse um pouco das simbologias utilizadas nas festas de final de ano: por que o dia 25? por que monta-se uma árvore enfeitada com bolas e não com flores? por que guirlandas nas portas? e o Papai Noel? quem é ele? os simbolismos existem apenas por interesses comerciais ou eles realmente são frutos de crenças pagãs?
O Natal é uma das comemorações que mais utiliza símbolos originados lá longe, onde nossos olhos já nem enxergam mais. Aceitei então o desafio de traçar umas poucas linhas sobre esse assunto encantador que povoa nosso imaginário desde nascemos..
Importante frisar que - em momento algum - discussões sobre religião encontrarão guarida aqui por dois motivos principais:
1. Porque o enfoque é cultural e não religioso;
2. Seria bem mais fácil discutir o sexo dos anjos.
Tá explicado!
Um abraço e até as próximas postagens!
Helga..

Me sinto presenteado por cada texto e comentário aqui postado, pois acredito que levam as pessoas ao questionamento e a busca de suas próprias respostas. E acredite, seus posts foram nesta data uma grande ceia, servida e dividida com carinho para mim e todos os membros do blog. Obrigado por este belo presente! Um grande beijo S2
ResponderExcluirDesde que o objetivo seja o de contribuir.. conte sempre comigo! Bejaum.. S2
ResponderExcluir