domingo, 15 de janeiro de 2012

IMITAR AS PESSOAS.. UMA FRAQUEZA QUE PODE VIRAR HÁBITO..




"Aos imitadores que fique claro: todos percebem sua investida mal sucedida de ser quem não são, exceto eles mesmos!"





ser ou não ser.. problemão!
Sempre ouvimos dizer de pessoas que vivem imitando outras. Vivem suas vidas de forma a reproduzir comportamentos alheios. 

A necessidade de imitar pode surgir de uma perda, de uma mudança brusca, de um  evento não grato ou de uma necessidade criada. 
Imitar  pode ser a saída encontrada pelos fracos quando, de repente, precisam abandonar a linha de conforto que os havia sustentado por um longo período de tempo.
Empregos inadequados, uniões oportunistas, ausência de preocupação consigo mesmo e com o próximo, são fatores que podem causar certo conforto aparente, levando o indivíduo a anestesiar-se diante da vida.


alvo inspirador

Para que obtenham o passaporte para a nova condição imposta, algumas pessoas usam da imitação para sobreviverem às mudanças. 

'Pensam' que, dessa forma, conseguirão acertar nas áreas que fracassaram. 
O oportunismo é o motivo principal que leva uma pessoa a imitar outra. 
'Imaginam' que o motivo do fracasso tenha sido seu comportamento inadequado, sua forma de vestir-se, etc. Esquecem que todos somos a somatória de nossas ações e reações diante da vida, das pessoas e do mundo. Mas, a cegueira que as embalam impede que vejam além das aparências. 
E para que consigam por em prática a tal imitação, precisam eleger o 'alvo inspirador'. Aí é que a coisa pega. Afinal, ninguém gosta de se sentir imitado por quem quer que seja. Isso incomoda, afronta.. Mesmo sabendo que, se alguém o  escolheu prá imitar significa que  é superior, atraente e muito melhor em relação aos demais. 
Na adolescência é normal ver as meninas imitando uma atriz, cantora ou professora. Os garotos imitam aquele lutador ou jogador de futebol. Mudam o cabelo, a forma de se vestir e se transformam em réplicas ambulantes.


quando imitar é feio
Enquanto os adolescentes tentam descobrir sua própria personalidade, utilizam-se de ícones como fonte inspiradora. Através da imitação vão trilhando aos tropeços sua trajetória, até que amadurecem e jogam fora a fantasia.
Lamentável é quando o processo imitativo se inicia já em idade adulta e madura. Soa como incompetência e desespero de causa. 
São exemplos as pessoas que passam a imitar o colega de trabalho que recebeu a tão sonhada promoção, a mulher que vira réplica da nova namorada de seu ex-companheiro, as 'cinquentonas' que agendam suas cirurgias plásticas levando a foto daquela atriz teen..
A personalidade sofre com comportamentos assim. É um verdadeiro bombardeio às qualidades inerentes. 
Gastam enorme energia ao imitar - energia que deveria ser gasta  corrigindo os erros que geraram o vazio existencial no qual se encontram.

Pessoas assim - dignas de pena, precisam de ajuda, de alguém que as oriente a amar-se mais, valorizar-se mais.. Que as ajudem a enxergar onde erraram e o que fazer para mudar sem - jamais - deixarem de ser elas próprias.


Não adianta imitar apenas o externo. 
Uma pessoa é formada de corpo, alma e espírito. Jamais uma imitação será bem sucedida.
Aos imitadores que fique claro: todos percebem sua investida mal feita de ser quem não são, exceto eles mesmos! 


mãos à obra!
Vamos todos começar o ano com os olhos naquilo que pode mudar nossa vida para melhor. Não há nada mais bonito que alguém que se aceita - com bom senso - que se ama, se valoriza. São pessoas desprovidas de inveja, de rancor, de amargura. Suaves ao falar, ao andar, ao sorrir, ao amar e até ao chorar. Autênticas e sem falsidades! Idealistas! Amorosas literalmente falando! LIVRES ENFIM!!!
Que não percamos nunca a noção de que CADA UM POSSUI A SUA PRÓPRIA VITÓRIA independente de quem seja melhor ou pior. 
Somos o que somos e só quem pode mudar isso somos NÓS MESMOS!





Bom fds!! Autêntico fds!!!


>>Helga

Um comentário:

  1. Uma fraqueza que vira hábito, e um hábito que vira vicio! A falta de personalidade é irmã da inveja e prima da amargura, pois é impossível ser feliz desistindo de si mesmo.

    ResponderExcluir